Setembro é um mês direcionado para discussão sobre o suicídio, e mais especialmente no dia 10 de setembro, que é o dia mundial voltado à prevenção ao suicídio. A campanha do Setembro Amarelo foi criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Apesar de esse ser um tema delicado, é necessário ser falado e colocado em pauta, pois o suicídio é um grave problema de saúde pública, e que por diversas vezes, pode ser evitado. As pessoas pensam que tirar a própria vida pode ser um ato distante, fora do seu meio social, mas não é o que os dados da (OMS) apontam, que a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em nosso planeta. Esse dado mostra que em um ano, 800 mil pessoas tiram suas próprias vidas.

O suicídio pode acontecer por diversos fatores, sendo por exemplo a depressão, dependência química ou esquizofrenia; mas não são apenas esses casos que levam a pessoa a tirar sua própria vida. Acontecimentos muito impactantes e inesperados, ou até mesmo o mundo em que vivemos, que nos cobra demais e é tão exigente, pode levar a pessoa ao suicídio.

Mas ainda tem como evitar que episódios assim aconteçam. No Brasil temos o CVV, onde você pode ligar pro número 188 para falar o que está sentindo ou pensando, e a atendente vai te ouvir e ajudar. Importante também é que pessoas próximas consigam perceber o que está se passando e sirvam de ombro amigo para lhe ajudar, e é necessário aceitar que deve procurar a ajuda de um profissional; um psicólogo ou um psiquiatra que vão elaborar um tratamento para que a pessoa seja assistida nesse momento conturbado.

É de extrema importância quem está passando por uma fase difícil, saber que é de fato só uma fase, que vai passar e ter alguém do lado apoiando faz uma enorme diferença.

Texto por Luzia Manso

Deixe um comentário