Guerra contra o plástico: Rio de Janeiro cria projeto de lei que proíbe uso de copos descartáveis

Sendo a primeira capital do país a adotar o sistema de banimento dos canudos plásticos, o Rio de Janeiro inova mais uma vez com o movimento inédito para proibir os copos plásticos descartáveis. O Projeto foi encaminhado nesta quinta-feira(20), pela Prefeitura à Câmara dos Vereadores.

Restaurantes, bares, lanchonetes, barracas de praia, ambulantes e similares devem substituir o copo plástico pôr os de outros materiais biodegradáveis. O prazo para adaptação será de 180 dias, a partir da sanção do projeto. Depois do Rio, mais 16 cidades baniram o uso dos canudos descartáveis: Santos, Guarujá, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Cotia, Sorocaba, São Roque, Vitória, Vila Velha, Montes Claros, Imbituba, Londrina, Santa Maria, Pelotas e Rio Grande e no Estado do Rio Grande do Norte.

Segundo o site ecycle, o Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano. Para se decompor na natureza, o copo descartável leva em média 250 a 400 anos para se decompor, além de utilizar em sua produção materiais como o petróleo, que aumenta a emissão de CO2. De acordo com a Associação Brasileira de Limpeza Pública, são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia no país.

O consumo de plástico no mundo já é tão grande, que estima-se que sejam despejados cerca de 8 milhões de toneladas de plástico por ano no oceano. O que acabou criando a “Grande Mancha de Lixo do Pacífico”, localizada na costa oeste dos Estados Unidos e Havaí. A “ilha” de lixo já ostenta 1,6 milhão de quilômetro quadrados.

Fonte: G1 / Revista Planeta

Anúncios
Categorias rio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s