Toninha é encontrada morta com lacre de garrafa

Uma Toninha foi encontrada morta próximo à orla de Praia Grande, no litoral de São Paulo. A toninha ou franciscana, mamífero aquático cujo nome científico é Pontoporia blainvillei, é a única espécie de golfinho em ameaça de extinção no Brasil, e possivelmente a mais ameaçada da América do Sul.   Da espécie de cetáceo da família Pontoporiidae, a única do gênero Pontoporia, foi encontrada com um lacre que a impedia de se alimentar. Segundo o Insituto Biopesca, que a resgatou, o animal já estava morto e com sinais de desnutrição e com plásticos no sistema digestório.

O animal foi encontrado quando ficou presa acidentalmente na rede de um pescador. O animal era um macho adulto, e foi entregue à equipe do Instituto Biopesca, responsável pelo monitoramento costeiro da região. O veterinário responsável do instituto, Rodrigo Valle, disse que o animal estava visivelmente magro, e que ser submetido a exame necroscópico, a equipe observou que não havia qualquer alimento, porém foram encontrados pedaços de plástico. “Tivemos [ocorrências] com diferentes espécies. O lixo é principalmente plástico, e a situação é bem preocupante”, disse o veterinário.

São aproximadamente 70 animais que encalham e são resgatados por mês, em 80 quilômetros de praias, em quatro cidades da região, pela equipe do instituto. Das tartarugas, um levantamento mostra que em 90% delas foram encontrados resíduos plásticos no sistema digestor. Em levantamento realizado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade São Paulo, mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por itens feitos de plástico, como garrafas, copos descartáveis, canudos, cotonetes, embalagens de sorvete e redes de pesca.

Fonte: G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s