“Alô, alô Brasil! Aqui fala é a Rádio Nacional do Rio de Janeiro!“, assim começou a primeira transmissão, a voz de Celso Guimarães, no dia 12 de setembro de 1936. A rádio já deu muitas provas de que veio para ficar. As Rádios Nacional, Mayrink Veiga e a Tupy tem um lugar especial no coração de todo brasileiro, mesmo aqueles que não puderam desfrutar dos programas de auditório ou nunca acompanharam uma radionovela. Para matar a saudade, o Espaço Cultural ‘A Era do Rádio’, em Sepetiba, mantém viva a memória deste tão importante veículo de comunicação e, de quebra, promove eventos. No próximo sábado(8), é a vez da Mostra Cultural NPDcrew “Não Pare de Dançar”, com foco em apresentação de danças urbanas, oficinas, workshops e exibição de filmes.
Coordenado por Emanuelle Borba, sobrinha-neta da Diva da Era de Ouro do Rádio, Emilinha Borba, mantém viva a história usando como cenário a casa onde a tia residia com a família. Por se tratar de um espaço sem fins lucrativos, as atividades são gratuitas e buscam dar acesso à cultura, principalmente para os moradores do bairro de Sepetiba e Zona Oeste do Rio. Além de pequenos eventos, também são realizados cursos livres de dança, modelo, teatro e manequim fotográfico, voltados para jovens e adultos que se interessam pela arte
A programação da Mostra tem Wesley Frias e Natan Rodrigues, comandando um workshop sobre Danças Urbanas às 15h. Edvan Almeida, trabalha a ‘Era do Movimento’, às 17h30min. Às 20h, encerrando as atividades do dia, cinema e pipoca. O evento conta ainda com os convidados Guaxinim Crew e Union Company, grupos de dança do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.
Serviço:
Mostra Cultural NPDcrew
Dia 8/12 a partir das 15 horas
Espaço Cultura ‘A Era do Rádio’
Praia Recôncavo, 430 – Sepetiba, Rio de Janeiro
* Texto da aluna Anna Clara Mellado