Remédio eficiente no combate à hepatite C também funciona contra chikungunya

Um estudo feito pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo divulgou que o remédio sufosbuvir, usado em combate à hepatite C crônica, também é eficiente no combate à chikungunya. De acordo com uma das autoras da pesquisa, Rafaela Milan Bonotto, o remédio conseguiu eliminar o vírus sem danificar as células humanas.

Em janeiro do ano passado, uma outra pesquisa também havia mostrado que esse mesmo medicamento poderia agir sobre o vírus da zika. Segundo os autores do outro estudo, há uma semelhança entre os dois vírus da zika e da hepatite, uma enzina chamada RNA polimerase e o remédio atua exatamente nessa enzima.

A pesquisa que foi divulgada hoje (8), adianta que um outro desdobramento será publicado em breve sobre a atuação contra a febre amarela, outro vírus transmitido pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. “Febre amarela e zika são relacionados, são parecidos geneticamente. A chikungunya menos, mas também tem semelhanças”, afirmou o professor responsável pelo estudo, Lucio Freitas-Junior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s