Festlip celebra as artes de países de língua portuguesa

Entre os dias 8 e 11 de novembro, o Rio de Janeiro (RJ) recebe a 10ª edição do Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa (Festlip), evento que reúne teatro, música, culinária e outras manifestações artísticas de países que tem em comum a língua portuguesa. Os eventos serão transmitidos, em tempo real, no site do festival.

Além do uso da tecnologia, o festival promove a apresentação do espetáculo Sonoridade Poética, dirigido por Miguel Seabra, do Teatro Meridional, que reunirá pela primeira vez atores dos nove países que tem o português como língua oficial – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

“A conectividade é uma forma do Festlip se tornar cada vez mais um festival mundial. Além das transmissões ao vivo na internet, a TPA Internacional, rede de televisão de Angola, virá cobrir o festival para fazer um programa que será exibido lá, em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e em toda a Europa”, adianta a atriz e diretora Tânia Pires, criadora e diretora artística do festival. “Até o ano passado, nosso público somava mais de 280 mil pessoas. Com a transmissão das emissoras de Angola e Moçambique no ano passado e este ano, a audiência será na casa dos milhões”, destaca.

O evento também terá atividades destinadas ao público infanto-juvenil, no Morro de São Carlos. O Rolezinho da Língua Portuguesa será um encontro dos nove atores dos países com jovens da comunidade, de 10 a 15 anos, para uma troca de histórias, tradições e culturas através da música e do teatro.

Na parte musical, está reservada uma tarde de ritmos angolanos, com o show de voz e o violão do músico Paulo Matomina nos jardins da Casa Firjan. Uma das grandes novidades do Festlip será a master class de culinária, ministrada virtualmente, em tempo real, por chefs de Angola e Portugal, diretamente de seus países, através do canal do festival na internet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s