7 ª FLUP homenageia Martinho da Vila

A sétima edição da Festa Literária das Periferias (Flup) começa amanhã (6). Marcando a primeira vez que o evento ocorre fora de uma favela, o local escolhido foi a Biblioteca Parque Estadual. Localizada na chamada Pequena África, região central da cidade, que se estende da Praça Mauá até a Praça Onze, foi onde a população negra se instalou após a abolição da escravatura. 

O criador da Flup, Julio Ludemir lembrou que, na primeira edição da Flup, em 2012, quando o homenageado foi o escritor Lima Barreto, “havia uma percepção de que a periferia, a favela e o Brasil com o qual a gente quer dialogar é um Brasil negro”. A festa será  marcada pelos debates sobre questões relacionadas à negritude, estarão presentes Gilberto Gil, Luciana Diogo, Heloisa Buarque de Hollanda, Giovani Xavier, Bonaventure Ndikung (Camarões), Felwine Sarr (Senegal), Paola Anacoana (França), Saul William (EUA) e Taiye Selasi (Inglaterra).

Os homenageados desta edição da Flup são o escritor e músico fluminense Martinho da Vila e a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista negra brasileira(1825-1917). O trabalho de formação de autores da 7ª Flup foi dedicado a Martinho da Vila e resultou na elaboração de um livro com contos e crônicas criados a partir das principais letras do compositor, além de poesias que privilegiam temas ligados à negritude. O livro será lançado durante o evento.

O evento acontece na Praça da República, 174 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20061-022. Para  mais informações e programação completa acesse: http://www.flup.net.br/flup2018/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s