Horário de verão começa domingo nas regiões Sul, no Sudeste e Centro-Oeste

A partir de 00:01 de domingo (4), os moradores de dez estados do Brasil, além do Distrito Federal, terão que adiantar os relógios em uma hora. Será o início do horário de verão, que se estenderá até as 23h59 de 16 de fevereiro. O objetivo é ajudar no racionamento de energia elétrica. O ajuste nos relógios deverá ser feito nas regiões Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal).

O horário de verão, historicamente, começa no terceiro domingo de outubro. Para este ano, por conta do segundo turno das eleições e a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi adiado para evitar o aumento na diferença de horário entre os estados, o que atrapalharia a divulgação dos resultados das urnas. No início do mês, o horário de verão chegou a ser adiado novamente, para o dia 18 de novembro, para não prejudicar os alunos que farão a prova do Enem justamente no dia 4, em todo o país. No entanto, a medida foi revertida.

O governo federal também já havia anunciado, em setembro do ano passado, a intenção de abandonar o horário de verão a partir de 2018, após um estudo do Ministério de Minas e Energia revelar que a medida já não seria tão eficaz, pois o consumo de eletricidade no país estaria ligado à temperatura, e não ao horário. Com o passar dos anos, os picos de consumo passaram a ser registrados nos momentos mais quentes ao longo do dia, com grande utilização de aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, sobretudo no comércio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s