Festival do Rio começa hoje com 200 filmes em exibição

A 20ª edição do Festival do Rio, um dos principais eventos do circuito do cinema no país, começa hoje a vai até dia 11. Ao todo serão exibidos 200 filmes de 60 países diferentes, divididos em 11 mostras. A sessão de abertura, hoje às 20 horas, no Cine Odeon, exibirá o filme As Viúvas, de Steve McQueen, estrelado por Viola Davis. Para os brasileiros, o encerramento, dia 11, será o momento áureo,  pois O Grande Circo Místico,  filme de Cacá Diegues, o representante do Brasil na corrida pelo Oscar em 2019, será exibido ao grande público.

A mostra está disponível para o público com salas em diversos pontos da cidade, como Gávea, Botafogo, Ipanema, Catete, Copacabana, Flamengo e Guadalupe. O Cine ARt UFF, em Niterói, também receberá o Festival. As tradicionais sessões populares, seguidas de conversas com o público acontecem no Centro Cultural Cine Odeon e no Estação NET Rio.

O Cinema Brasileiro estará representado por 84 obras, entre curtas e longas metragem, tanto documentários como de ficção. Quatro clássicos do cinema nacional serão exibidos em versões restauradas: Rio 40 graus e Rio Zona Norte, ambos do cineasta Nelson Pereira dos Santos; Pixote, a lei do mais fraco, de Hector Babenco; e Central do Brasil, de Walter Salles. Entre os destaques da programação estão: Se esta Rua Falasse, de Barry Jenkins, que foi exibido no Festival de Toronto; A Casa que Jack Construiu, de Lars von Trier, e Assunto de Família, vencedor da Palma de Ouro de 2018. O público poderá assistir também às obras Guerra FriaO Mau Exemplo de Cameron Post, No Portal da EternidadeRafikiA Pé Ele Não Vai LongeVida SelvagemA Favorita e O Peso do Passado, entre outras.

Serão distribuídos no Festival o 5º Prêmio Felix, para filmes de temática LGBT, para o qual concorrem 29 títulos; o Prêmio Geração, para um dos seis filmes que têm como público crianças e adolescentes. Os filmes brasileiros têm a oportunidade de concorrer ao Troféu Redentor, ao Novos Rumos e à Première Brasil, que recebem o Prêmio Petrobrás de Cinema. Para saber mais sobre o Festival e ficar a par dos dias, horários e de como comprar ingressos, faça o download da programação https://s3.amazonaws.com/festivaldorio/2018/site/revistadeprogramacaofestival2018.pdf.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s