17ª edição do EncontrArte homenageia Marcos Frota

O Festival EncontrArte 2018 vai reverenciar a trajetória do ator Marcos Frota, apresentando, na abertura, dia 9 de novembro, o espetáculo Terra Oca, do grupo Unicirco. Os artistas circenses prometem transformar o teatro do SESC Nova Iguaçu em um grande picadeiro para contar as aventuras de um jovem imperador na Terra Oca. As cortinas do teatro às 10horas, com a apresentação da Cia Cerne, da Baixada Fluminense, com o espetáculo Era uma vez um Tirano. Para a abertura estão sendo esperados os alunos das escolas públicas da região, a ideia é cumprir um dos pilares do projeto: a formação de plateia. Algo que pode propiciar sonhar com um futuro pela carreira nas artes, ou apenas somente incentivar um novo apaixonado pelas artes cênicas.

Durante seis dias, o SESC Nova Iguaçu vai receber a maior e mais duradoura maratona teatral da região e o Teatro Sylvio Monteiro será palco, dia 12, do monólogo Lima Entre Nós, com o também homenageado Leandro Santanna. Em sua 17ª edição ininterrupta, como reflexo da crise econômica e política que assola o Brasil, será a primeira vez em 13 anos, desde o primeiro ano de patrocínio da Petrobras, que os produtores Claudina Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Costa não contarão com a participação da empresa estatal.  Como todos os anos, os espectadores deverão chegar ao local do espetáculo uma hora antes para a retirada dos ingressos.

ESPETÁCULOS

Este ano, serão 10 espetáculos, duas oficinas e uma palestra divididos em seis dias. Uma das oficinas, Teatro Infantil, com o ator Felipe Villela, dia 10, vai mostrar como o teatro pode servir para a socialização do aluno. A outra, com Marcos Camelo, da Adorável Cia, dia 11, vai trazer de Jogo, Leveza e Identidade, iniciando os interessados em conhecer a arte da palhaçaria e do improviso. Quer compreender como o ator pode transformar seu corpo um instrumento de trabalho em função da arte? Então não perca a palestra O Ator e Gesto Consciente, com o ator Renato Neves, da Cia Os Ciclomáticos, dia 13. Todas as aulas serão na sala Multiuso 1, do SESC Nova Iguaçu.

HOMENAGENS

Ator, circense e empresário, Marcos Frota vai completar 40 anos de carreira no próximo ano. Mineiro, ele se mudou para São Paulo, onde estudava pedagogia na PUC quando se viu atraído pelo teatro. Ingressou na profissão e atuou em mais de 20 peças. Depois foi para a TV, onde participou de várias novelas de sucesso, entre as quais Cambalacho, na qual interpretava o trapezista Rick.  Ele se apaixonou pela função e pelo circo. Atuou também em oito filmes. De seu amor pelo circo surgiu a Universidade Livre do Circo (Unicirco), cuja sede fica na Quinta da Boa Vista.

Indicado para a 31ª edição do Prêmio Shell de teatro na categoria melhor ator, o queimadense Leandro Santanna será o homenageado da região. Ele vai encarnar o escritor e jornalista Lima Barreto no espetáculo Lima Entre Nós – Um Tributo a Lima Barreto.  Leandro participou de 10 filmes e dezenas de séries e novelas na televisão ao longo de 20 anos de carreira. Atualmente, divide suas atividades com funções na secretaria de Cultura de Queimados. Participa da Companhia Teatral Queimados Encena, fundada por ele em 2003, além de ser um dos idealizadores e pertencer à Rede Baixada Encena.

GRANDE PÚBLICO

Em 16 anos de existência, o EncontrArte já apresentou 247 espetáculos, além de 32 oficinas, 12 seminários e reuniu mais de 100 coletivos da Baixada Fluminense em apresentação de espetáculos, cortejos e performances artísticas. Cerca de 200 mil pessoas já passaram pelo evento desde então, que já prestou 55 homenagens a artistas conhecidos nacionalmente e a artistas da região. “É muito gratificante poder levar arte e educação de graça para uma região que ainda não recebe investimentos necessários no setor, e de pouca visibilidade e reconhecimento a grandes ações culturais. É uma honra reunirmos uma programação com espetáculos diversos”, garante Claudina Oliveira também diretora do festival.

Confira toda a programação, detalhes e informações através do site: http://encontrarte.com.br

SERVIÇO:

17ª edição do Festival de Teatro EncontrArte de Nova Iguaçu

Data: 9 a 14 de novembro de 2018

Locais: SESC Nova Iguaçu e Teatro Sylvio Monteiro,

SESC Nova Iguaçu – Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá.  Tel 2797 – 3001

Teatro Sylvio Monteiro – Rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu. Tel 2667 – 2157

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s