Datafolha aponta Bolsonaro com 58% dos votos válidos

O Instituto Datafolha divulgou ontem (10), a primeira pesquisa de intenção de votos para o 2º turno das eleições presidenciais entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Nos votos totais, o candidato do PSL tem 49% (58% dos votos válidos) contra 36% do candidato petista, enquanto brancos e nulos somaram 8% e 6% não sabem. A diferença é a maior desde a eleição de 2002, quando 26 pontos separavam Lula (PT) de José Serra (PSDB) em votos totais.

Para a pesquisa, foram entrevistados 3.235 eleitores em 227 municípios, no dia 10 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa também apontou que 12% dos eleitores definiram o voto para presidente no dia da eleição. 63% haviam decidido pelo menos um mês antes, enquanto 10% decidiram 15 dias antes, 8% uma semana antes e 6% na véspera. Para governador, 17% decidiram no dia da eleição, enquanto para senador o índice chegou a 22%.

Em 1989, Fernando Collor de Mello (PRN) começou o segundo turno com uma vantagem de 9 pontos sobre Lula. Nas eleições seguintes (1994 e 1998), não houve segundo turno. Em 2006, a primeira pesquisa do Datafolha no segundo turno mostrou 7 pontos de vantagem de Lula sobre Geraldo Alckmin (PSDB), repetindo a diferença na eleição seguinte, em 2010, quando Dilma Rousseff (PT) disputou a Presidência com José Serra (PSDB). Já o segundo turno de 2014 foi aquele que se iniciou com menor diferença entre as intenções de votos totais: Aécio Neves (PSDB) superava Dilma Rousseff por dois pontos percentuais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s