Museu do Amanhã terá programação infantil para a Semana de Ciência e Tecnologia

Para comemorar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Museu do Amanhã preparou uma programação especial dedicada ao público infantil. Os trabalhos começam hoje (9), com o seminário “O Cerrado em toda parte”. A programação especial para o público infantil “Crianças + Ciência = Amanhã” terá destaque nos fins de semana, de 12 a 14 de outubro e de 19 a 21 deste mês, coincidindo com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Todas as atividades programadas são ligadas a questões da ciência e da sustentabilidade.

Realizado em parceria com a organização não governamental (ONG) ActionAid e a Rede Cerrado, o seminário tem como objetivo sensibilizar a população para a importância desse bioma e a necessidade de sua preservação, pela vasta quantidade de espécies de flora e fauna, além de populações tradicionais que convivem em harmonia com o ambiente. Em duas sessões, de manhã e à tarde, Equipes do Museu de Mineralogia Aitiara (MuMA) apresentarão conteúdo da exposição itinerante sobre o aquífero Guarani e o arenito Botucatu.

Na manhã do dia 12, a brincadeira Jogos de Bicicleta ensina, para crianças de até 5 anos de idade, a prática dos primeiros exercícios para aprender a andar de bicicleta. Não há limite de vagas e não é preciso fazer inscrição prévia. Em seguida, haverá apresentação do grupo de teatro Companhia Solo e uma edição especial do Clubinho da Leitura, feita pelo Programa Amigos do Museu do Amanhã, no espaço Observatório. À exceção dos Jogos de Bicicleta, todas as demais ações exigem inscrição prévia no site do Museu. Intérpretes de Libras estarão disponíveis para solicitação.

No dia 13, de manhã e à tarde, no Terreiro de Curiosidades, serão desenvolvidas ações em parceria com o Conector Ciência, levando crianças a partir de 12 anos de idade a construir luminárias eletrônicas com DNA. Elas também aprenderão a construir seu primeiro microscópio. Às 15h, está prevista a realização do Cineclubinho, com exibição do filme “O Menino e o Mundo”, do diretor brasileiro Alê Abreu, indicado ao Oscar de 2016 na categoria Melhor Animação.Na manhã de domingo (14), haverá a segunda edição dos Jogos de Bicicleta. Elas passarão por túneis de pano, testando seu equilíbrio por meio de brincadeiras que as ensinarão a desviar de cones e a pegar bolhas de sabão. Depois, haverá ação para bebês com o coletivo Os Fabulosos, em duas sessões, das 14h às 15h e das 15h às 16h. “Serão crianças a partir de 2 anos, com 20 vagas por sessão”, informou Laura.

Na sexta-feira (19), serão realizadas duas sessões com oficinas do Laboratório de Didática em Física, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ali, as crianças poderão explorar de forma lúdica os mundos da mecânica e da eletrônica. A ação inclui a construção de circuitos luminosos (de manhã) e a realização de mecânicas em papel (à tarde). Outra atividade educativa está sendo programada pelas equipes do museu e deverá atender a menores com deficiência auditiva. No dia 20, haverá apresentação do projeto Galileu Mobile, também em duas sessões. O projeto levará ao Museu do Amanhã duas atividades: uma estimulará crianças a criar um sistema solar com massinhas de modelar, para trabalhar o conceito de proporção entre os planetas no universo; outra, vai mostrar a expansão do universo, utilizando bexigas e canetas.No dia 21, haverá oficinas de construção de câmeras escuras portáteis para crianças a partir de 8 anos de idade. Durante o encontro Mão na Lata, o público infantil aprenderá a confeccionar sua câmera fotográfica escura, conhecendo os princípios ópticos de formação da imagem. Serão duas sessões durante o dia.

O Museu do Amanhã, fica na Praça Mauá, 1, Centro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feria das 9 às 18horas. Aos sábados e domingo, de 10 às 18horas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s