Um grupo de estudantes com deficiência visual, alunos da Rede Municipal de Ensino de Nilópolis, tiveram na ultima terça-feira (25), uma aula no Jardim Botânico. Na oportunidade, conheceram um conjunto de plantas com diferentes texturas e aromas, cujo objetivo é aguçar os sentidos, principalmente o tato e o olfato. Além de aprenderem sobre meio ambiente e jardinagem, os pequenos conversaram com os deficientes visuais que trabalham como monitores do espaço e puderam conhecer alguns desafios enfrentados pelos cegos e pessoas com baixa visão.

A secretária de Educação, Flávia Duarte, ressaltou a importância da visita dos alunos ao espaço “estes 15 alunos com deficiência visual total ou baixa visão fazem parte de um grupo de 60 alunos especiais mediados da nossa Rede Municipal de Ensino. Estas crianças são acompanhadas pela professora e mediadora Denise Pereira e assim como os demais alunos, recebem muito carinho, foco e atenção em todas as nossas unidades escolares. E o passeio ao Jardim Sensorial e a praia faz parte do nosso projeto de inclusão. Para nós educadores é muito mais do que ensinar a ler e escrever, é possibilitar a esses alunos a realização de um sonho, onde muitos puderam vivenciar um mundo novo, para se sentirem valorizados”, disse Flávia.

Após o passeio no Jardim Botânico, as crianças foram levadas à Praia Vermelha, na Urca, onde a maioria pode realizar o sonho de conhecer a praia, sentir a areia nos pés, brincar na água e ouvir o barulho das ondas. Ao final do passeio, nem mesmo o cansaço tirou a alegria das crianças. A todo o momento durante a viagem de retorno, eles comentavam a experiência vivida neste dia. “É gratificante poder possibilitar esta experiência. Vamos realizar outros passeios e levar desta forma os nossos alunos a vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula, além de ser uma opção de lazer bem diferente do que eles estão acostumados”, concluiu a secretária Flávia Duarte.

Deixe um comentário