Número de jovens que não estudam e nem trabalham cresce no país

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad), entre os anos de 2016 e 2017, o desemprego entre os jovens aumentou significativamente. Na maioria das vezes, essas pessoas que também não estavam estudando. Em 2017, o Brasil tinha 48,5 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, 11,1 milhões delas estavam desempregadas e sem matriculada em uma escola, curso de nível técnico ou superior.

Esse grupo de jovens,  conhecidos como “nem-nem”, representava 23% no total jovens brasileiros. Outros dados importantes da pesquisa, são os motivos pelo quais as pessoas não estarem estudando: 7,4% dessas pessoas afirmaram já terem concluído o nível médio mas que desejavam fazer um curso superior.  Cerca de 49,4%  dos homens afirmaram não estar estudando porque estavam buscando emprego, já havia conseguido e ainda iriam começar. Entre as mulheres, em 28,9% dos casos, a resposta era a mesma. A falta de dinheiro para pagar a mensalidade, transporte, material escolar e outras despesas educacionais, que foi apontado por 24,2% dos homens e 15,6% das mulheres. As mulheres, no entanto, como segundo motivo mais citado para estarem fora da sala de aula é ter que cuidar dos afazeres doméstico ou de criança. A mesma razão só foi apontada por 0,7% dos homens.

“Isso hoje em dia é considerado trabalho no seu sentido ampliado. Se a pessoa vai trabalhar, ela tem que pagar alguém para fazer esse serviço, então isso é um produto, de alguma forma. Não é um trabalho do mercado, mas você pode dar um valor a ele. Ainda mais com a população envelhecendo”, afirmou Marina Águas, coordenadora da pesquisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s