12 chás e seus benefícios para a saúde

Além de ser uma delícia e conquistar pela sua variedade, não faltam pesquisas comprovando os benefícios do chá à saúde. São inúmeros tipos, cada planta com suas especificidades, características e benefícios, tais como, diminuir a ansiedade, melhorar a digestão, controlar a pressão e acelerar a queima calórica.

Levando em consideração o processo de fermentação – o chá verde, por exemplo, não passa por processo de fermentação e, por isso, possui propriedades mais conservadas do que outros, como o chá branco e o preto. Além de ter grande influência sobre o sistema nervoso, os chás possuem outros efeitos, como, por exemplo, os de camomila e maracujá que são calmantes; o de erva-doce é digestivo; os de boldo e carqueja são bons para o fígado; os de alecrim e gengibre são expectorantes e o de capim-cidreira é laxativo. No entanto, o chá de hortelã reúne quase todas essas propriedades.

Na Europa, um estudo feito com 500 mil cidadãos europeus e publicado no “American Journal of Clinical Nutrition” relevou que pessoas que consomem chás têm menos chances de desenvolver câncer no cérebro. Ademais, outra pesquisa realizada pela Universidade de Utrecht, na Holanda, analisou 40 mil pessoas e concluiu que tomar chá previne contra problemas cardíacos.

Por ser uma bebida milenar, usada há séculos para combater diversos males que podem nos afligir, o Ponto de Partida falará sobre 12 tipos de chá, desde os mais conhecidos até os pouco usuais.

Camomila

Muito querido e facilmente encontrado, o chá de camomila alivia dores de cabeça e tem efeito calmante. Além disso, a camomila também ajuda a combater a olheira e é ótima para crianças muito agitadas, assim como para pessoas ansiosas. Dica: Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que camomila é um dos aliados naturais contra a TPM.

Alecrim

Com propriedades que combatem a anemia, a gripe e dores por contusão, os benefícios do Alecrim vão muito além. Uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), confirmou o efeito anticáries do alecrim do campo. Além disso, essa plantinha tão facilmente encontrada é antioxidante quando usada em poucas quantidades.

Chá Verde

Mundialmente conhecido por suas propriedades terapêuticas e antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento das células e, consequentemente, do corpo e da pele. Além disso, o chá verde aumenta as defesas da pele contra os raios UVB e previne inflamações. Mas também, de acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido, a bebida protege o cérebro do mal de Alzheimer e, o corpo, do câncer.

Chá Preto

Derivado da Camellia Sinensis, originária do chá verde, o chá preto passa por um processo de torrefação, assim, ganhando cor e o sabor mais suave. Esse chá é muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, além de ajudar no processo intestinal e ser adstringente, ou seja, ótimo para a pele.

Erva-Cidreira

Utilizada no combate de mais de 20 males, o chá é feito a partir da Melissa Officinalis. Com propriedades calmantes, a bebida ameniza a ansiedade, cólica, febre, flatulências, gripe, insônia e até náuseas.

Erva-Mate

Amplamente difundido no Sul do Brasil, através do Chimarrão e do Tererê, a erva-mate combate, de acordo com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o colesterol ruim e, segundo estudo realizado nos Estados Unidos, o envelhecimento precoce, pontos que a tornam mais conhecida. Fora isso, o chá-mate ajuda no funcionamento do sistema respiratório, é aliado na dieta por acelerar o metabolismo, possui efeitos anti-inflamatórios e protege a pele da radiação solar, aliviando queimaduras cutâneas.

Boldo

Conhecido por melhorar problemas estomacais, o chá de boldo também auxilia na melhora da cólica, dos gases, da azia, da gastrite e ajuda com a tão conhecida “ressaca”, além de estimular o processo digestivo.

Cavalinha

Além de ter grandes benefícios para o estômago, aliviando a acidez e a queimação estomacal, os rins e a bexiga, o chá de cavalinha pode ser utilizado para tratamento capilar, pois previne a queda de cabelo. No mais, a infusão da erva é também recomendada para tirar piolhos da cabeça e ácaros de tudo que for necessário.

Gengibre

Excelente no combate da dor de garganta, principalmente quando combinado ao mel e ao limão, o chá combate resfriado e congestionamento nasal. É, também, muito utilizado para o emagrecimento, pois estimula o metabolismo e aumenta a disposição.

Hibisco

Dentre os efeitos mais conhecidos do Hibisco está o auxílio no processo de emagrecimento, mas a flor também possui propriedade antioxidantes e, com cálcio e magnésio em suas propriedades, o chá ajuda na resistência óssea e na contração muscular.

Canela

Conhecida por ser termogênica, a canela acelera a circulação por ser um anticoagulante natural, evitando doenças cardíacas e é muito boa para o metabolismo e para o sistema digestivo.

Chá de Hortelã

Mais suave do que o Boldo, o chá de hortelã é uma boa alternativa para estimular a digestão. Ademais, o chá de hortelã ajuda a diminuir os enjoos, bem como dores de cabeça. Rico em cálcio e vitamina B, funciona para impulsionar o sistema imunológico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s