Lista de programas culturais no RJ

O Rio de Janeiro é uma cidade que exala cultura. Os destinos são variados e para todos os gostos, não tem como dizer que ‘não gosta’, até por que, quem não gosta de um programa cultural? Pensando nisso que criamos essa lista com 5 atrativos culturais que podem te ajudar a decidir qual será o seu destino neste mês de julho, que geralmente é um mês de férias. Dá uma olhada:

1- THEATRO MUNICIPAL: Com mais de 100 anos de história, um dos mais glamourosos prédios da Cinelândia, o Theatro Municipal é das construções históricas mais deslumbrantes do Rio de Janeiro, a inspiração veio da Ópera de Paris e foi inaugurado em 1909. A visita guiada, no valor de 10 reais a inteira, ocorre praticamente de hora em hora a partir das 11h e conta informações importantes sobre a existência do Theatro.  Reformado em 2009 e reaberto em 2010, continua lindo. O Theatro fica na Praça Floriano s/nº. Confira mais no site: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/

2- MUSEU DE ARTE MODERNA DO RJ (MAM): Um marco na arquitetura brasileira, o prédio modernista é resultado da criatividade e linhas retas do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e do projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. A inauguração aconteceu em 1958 e, após um tempo desativado, foi reativado em 1990. O museu sedia grandes exposições nacionais e internacionais, além de cinemateca, biblioteca, café, livraria, espaço para shows e o famoso restaurante Laguiole. A atração oferece aos visitantes a entrada gratuita às quartas-feiras, à partir das 15:00 horas, através de distribuição de senhas (duas mil) no referido dia. O MAM fica na  Av. Infante D. Henrique 85.

3- IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA DO OUTEIRO: Construída em 1739, a Igreja é uma das mais aconchegantes da cidade, possui o formato octogonal e o interior revestido com painéis de azulejos setecentistas feitos pelo Mestre Valentim. Ao final, na parte de trás, tem o Museu da Imperial Irmandade, com peças sacras e de ourivesaria. A Igreja fica na  Praça N. S. da Glória 135.

4- ILHA FISCAL: O antigo posto alfandegário ganhou fama por sediar o último baile imperial, em novembro de 1889. Com o estilo de um castelo neogótico, a construção é aberta para visitação e tem como atrativo principal o torreão, ornamentado com pinturas nas paredes e na abóbada, piso com mosaico em madeiras nobres brasileiras e vitrais, além de colunas, arcos, florões e símbolos imperiais. O passeio tem 1h40 de duração e o acesso é feito pelas escunas que partem do Espaço Cultural da Marinha. A Ilha fica na  Av. Alfredo Agache (final da Praça XV).

5- MOSTEIRO DE SÃO BENTO: Um verdadeiro refúgio da agitação e stress no coração da cidade, a maior riqueza do mosteiro é a igreja barroca de Nossa Senhora de Monserrat, finalizada em 1798. Os tubos do antigo órgão, datado de 1773, estão interligados ao atual e acompanham o canto gregoriano entoado pelos monges na missa de domingo às dez da manhã. O Mosteiro fica na R. Dom Gerardo 68.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s