Especial Baixada: Eventos

xMAPA-DIVISAO-ESTADO-DO-RIO-ONLINE.jpg.pagespeed.ic.mL4YlbJhUL

A baixada fluminense é constituída por 13 cidades: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica e dizer que era morador da Baixada, em qualquer lugar diferente destes, significava receber olhares de reprovação. A história da baixada sempre foi vista por outras pessoas com um olhar de preconceito, porque ela é constituída de pessoas que vinham das regiões do norte e nordeste para conseguir a vida na “cidade grande”.

Com a Linha Vermelha ligando a baixada às “grandes cidades”, tivemos mais fluxo entre Rio-baixada, diminuindo um pouco a distância física, porém a da igualdade social continua longe. Por muitos anos a baixada fluminense foi conhecida (e ainda é) como “cidade dormitório”, ou seja, cidades onde as pessoas só voltam para dormir, pois trabalham, estudam e fazem programas culturais em outros locais.

A partir de hoje, dedicaremos todas as terças-feiras do mês de julho para um “Especial Baixada” cada dia com uma dica diferente para que todos fiquem por dentro do mundo cultural da baixada, mostrando a verdadeira realidade de uma nova geração orgulhosa e criativa que criam polos culturais na sua cidade, cansadas do estigma de violência que a Baixada Fluminense é rotulada desde sempre.

Começando com dois eventos culturais que acontecerão no bar Soma Hub, um no dia 8 e outro no dia 22. O primeiro evento será realizado pelo grupo Gambiarra a partir das 16 horas. Segundo Carolina, uma das integrantes responsáveis pelo projeto o evento será “Uma versão menor da Feira Gambiarra, com dez expositores de brechó e de marcas ligadas a moda. Também vão rolar atividades ligadas à nossa área de atuação e público, como rodas de conversa sobre moda sustentável e sobre produções na baixada e oficina de customização de peças de roupa que todo mundo tem. Além da nossa festa com nossas DJs residentes e DJs convidadas. ”

O coletivo Opia é um movimento que dá espaço à produção cultural da Baixada, e é isso que irá acontecer no dia 22 de julho. A 4° sessão Opia – Geleia Espacial terá um varal coletivo, onde as pessoas poderão expor seus desenhos, pinturas, fotografias e textos. Também vai rolar sorteio de tatuagem, roda de conversa e oficinas de textos e serigrafia, além dos shows da banda caxiense Tria; Luiz Cortat, apresentando seu novo EP “Vivências do Desabar”; e os DJs 40GHZ, ANTCO DJ SET. O evento começa às 18 horas e a entrada é franca.

Local: Rua General Camara 18 – 25 de Agosto – Duque de Caxias (Em frente a 59º DP)
Telefone: 3842-3004
Tem outras dicas de evento? Deixe um comentário na página do Facebook do Ponto de Partida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s