4 modos de você evitar a sinusite

4 modos de você evitar a sinusite

Você não aguenta mais as dores de cabeça, congestão nasal e sensação de pressão no rosto decorrente da sinusite? Então você está no post certo. A doença é uma inflamação nos seios da face (aqueles “buracos” que todos temos nas proximidades do nariz e ao redor dos olhos, primordialmente). “Algumas das funções dos seios da face são aquecer o ar inspirado, dar ressonância à voz quando falamos e reduzir o peso da cabeça, ajudando em sua sustentação”, pontuou o doutor Renato Teodoro. Mesmo afetando diretamente só a região da face, chega a ser um problema para muitos, atrapalhando e dificultando as tarefas diárias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% das pessoas com gripes ou resfriados acabam tendo sinusite viral; entre 15 e 20% da população mundial sofre com o problema, que pode ser consequência de resfriado mal tratado, processos alérgicos e deformidades anatômicas do nariz (como desvio de septo, em que a única solução é a cirurgia). As principais causas da sinusite são: tomar pouca água (já que o catarro é composto, em sua maior parte, por água – sem ela, fica grosso demais e bem mais difícil de sair), aspirar fumaça/poeira demais, exposição excessiva a ar condicionado, alergias mal tratadas e malformações (falhas anatômicas que possam comprometer a drenagem da secreção). Veja as dicas de como evitar abaixo:

Água, a bebida que desce retinha, beba sem moderação

Isso mesmo, beba bastante água! A ingestão de água dilui as secreções do corpo, por isso é uma medida essencial para quem deseja combater a sinusite. Beber bastante líquido ganha ainda mais importância no caso da sinusite causada por vírus e bactérias. Isso porque o processo infeccioso pode causar febre, aumentando a sudorese (transpiração) e a perda de água.

Pó existe para ser eliminado

Limpe a casa e vite lugares tomados pela poeira. Quem sofre de qualquer alergia respiratória sabe que entrar em contato com pó é um perigoso gatilho, já começam os espirros, a coceira nos olhos e o inchaço das estruturas nasais. Contudo, essa última reação, pode ser determinante na evolução para um quadro de sinusite, pois com o nariz bloqueado, a dificuldade de respirar e até de assoar o nariz aumenta, favorecendo o acúmulo de secreções.

Ei, coloque um casaco!

A respiração costuma ficar um pouco mais difícil em temperaturas baixas, já que é necessário reter o ar por mais tempo na cavidade nasal para que seja aquecido antes de chegar aos pulmões. O nariz é o responsável por aquecer, umedecer e filtrar o ar. Por isso, antes de sair à rua, proteja boca e nariz com um lenço ou um cachecol, evitando a entrada direta de ar gelado.

Faça lavagem nasal

Mesmo que a sinusite não tenha te pegado ainda, a prática é aconselhada, pois reduz o risco de problemas respiratórios e alivia dores de cabeça. Para quem é vítima da sinusite, a lavagem nasal é obrigatória. É recomendado o uso de soro fisiológico na versão spray para evitar que vírus ou bactérias contaminem o interior do produto.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s